segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Carlos Relvas e os primórdios da Fotografia em Portugal.




Intitulada “Carlos Relvas (1838-1894). Vistas Inéditas de Portugal. A Fotografia nos Salões Europeus”,

Esta exposição teve como ponto de partida um projeto de investigação (CICANT — Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias) dedicado ao estudo da fotografia estereoscópica de Carlos Relvas, e à importância dos seus primeiros anos de atividade como fotógrafo, entre 1862 e 1874, um dos períodos menos conhecidos do autor.
Para o seu estudo “foi decisivo o cruzamento das imagens do arquivo da Casa-Estúdio Carlos Relvas com as coleções de cinco instituições e de vários particulares, revelando um conjunto considerável e inédito de provas originais em albumina”, sublinha o Museu do Chiado, em comunicado sobre a exposição.
Este levantamento permitiu a redescoberta de retratos e de vistas de Portugal, que “testemunham uma prática rigorosa de diferentes técnicas, géneros e formatos fotográficos, dando uma configuração mais ampla e dinâmica” ao primeiro período da obra fotográfica de Carlos Relvas.
Organizada em dez núcleos principais, a exposição destaca a primeira presença de Carlos Relvas na exposição da Sociedade Promotora de Belas Artes, em 1868, e a sua internacionalização, com a participação nas exposições de alguns dos principais salões fotográficos europeus, como a reputada Société Française de Photographie, a Exposição Universal de Viena e a Exposição Nacional de Madrid.
A partir do seu trabalho deste período, “é possível aprofundar e revelar novas facetas de algumas das questões fundamentais da fotografia portuguesa de oitocentos”. Carlos Relvas começou por fotografar o que lhe era próximo e familiar. Os temas predominantes no primeiro período da sua atividade fotográfica foram a sua família, a Golegã e o seu primeiro estúdio.
As relações de cumplicidade de Carlos Relvas com alguns dos mais importantes pintores deste período, permitiram delinear, pela primeira vez, a natureza do diálogo entre a fotografia e a pintura do século XIX português. Trata-se do resultado da investigação de um autor e de uma época, com o apoio do Museu do Chiado, na produção e divulgação de projetos inéditos para o conhecimento da história da fotografia em Portugal.
A exposição possui dez núcleos: “Fotografia e Património”, “Fotografia e Belas-Artes”, “Os Salões de Fotografia Europeus”, “As Primeiras Fotografias”, “Na Câmara Escura”, “As Séries Estereoscópicas e a Paisagem”, “Atelier Relvas — Uma Reconstituição”, “Imagens Resgatadas” e “A Casa Estúdio” e “Novas Técnicas”.
Inclui ainda diversa documentação – álbuns de fotografia, publicações fotográficas de época – material fotográfico, e material de estúdio, bem como dez pinturas criadas por Ferreira Chaves, José Malhoa, Guilhermina Reis, Francisco José Resende e José Rodrigues, entre outros.























Reportagem fotográfica de António Pereira em Dezembro de 2018