quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Portugal no tempo da Ditadura Salazarista





Trincheiras durante uma revolta contra o Golpe ditatorial de 1926, dirigido pelo Marechal Gomes da Costa.Põe-se um interregno no processo Republicano de 1910,
fim das Liberdades políticas, editoriais, pessoais e inicia-se um rumo para um regime ditatorial que só terminará em 25 de Abril de 1974.














Os ditadores; General Carmona, Salazar e Franco














Edição Clandestina do jornal "A Batalha "nos anos30












Manifestação espôntanea em Lisboa aquando do fim da Segunda Guerra Mundial., onde ainda se acalentava um reviravolta Democrática em Portugal, visto que a simpatia de Salazar por Mussolini e Hitler era patente embora disfarçada. Quando Hitler morreu oficialmente no Bunker, Salazar mandou colocar as bandeiras Portuguesas a meia haste, sinal de luto pelo estadista, o que lhe valeu muitas criticas dos meios diplomáticos ingleses firmados em Portugal. Na foto, todos quanto têm paus sem bandeiras são os comunistas. Como era proibido este símbolo pelo regime,As varas não têm nada.












Álvaro Cunhal ainda jovem passeando com pescadores no rio Tejo em 1943, falando ao povo sobre a doutrina Comunista.









Familiares de grevistas agredidos pela GNR durante uma greve nos anos 30









A Imigração de Portugueses para a Europa nos finais dos anos 50 e anos 60, por não encontrarem em Portugal condições de vida dignas.












Portugal e o estigma da Guerra Colonial que abalou seriamente o Regime nos seus alicerces políticos e sociais, devido ao clima de contestação sobretudo na classe estudantil.










Fotos e textos de António Pereira em Fevereiro de 2017