sábado, 17 de outubro de 2015

The Whimsical Forms of Soviet Bus Stops






Uma paragem de autocarro em Gagra, na disputada região da Abkhazia (todas as fotos por Christopher Herwig, cortesia do artista)


Por mais de uma década, fotógrafo Christopher Herwig viajou por 15 ex-países soviéticos em uma caçada para uma forma específica de arquitetura: a parada de ônibus comum. Embora normal na maioria das cidades, as estações de espera Herwig encontrados e capturados estavam longe de cotidiano, de pé obras escultóricas como únicas.
Seu próximo livro soviéticos paragens de autocarro compila essas imagens em um tomo de 192 páginas - uma versão expandida do mesmo, título de edição limitada, ele lançou no ano passado através Kickstarter. Projetado por arquitetos individuais, cada ponto de ônibus profere um vislumbre da arte que ainda floresceu em uma época em que a uniformidade foi imposta e criatividade muitas vezes foi suprimida.


Os resultados são altamente geométrico, perfurando as paisagens circundantes muitas vezes estéreis com curvas grandiosos e ângulos exagerados. Muitos ainda retidos pelo menos algum indício de sua coloração vívida original quando Herwig atirou-los, tornando-estruturas especialmente lunáticos em estradas de terra pobre.




Uma paragem de autocarro em Uralsk, uma cidade no noroeste do Cazaquistão 


Uma paragem de autocarro em Gagra, na disputada região da Abkhazia, ergue-se graciosamente de concreto cinza como uma onda para formar um abrigo, composto de camadas ondulantes, cada um coberto de mosaicos. Outro em Uralsk, no noroeste do Cazaquistão, se assemelha a uma casa de quarto individual, completo com um batente da porta azul, grandes janelas de folhas menos, e até mesmo um eixo chaminé-like decorado com bolinhas. Alguns chegam a atender mais ao estilo e menos para funcionar: uma parada de ônibus em Pitsunda, a Abkházia, não apresentam quaisquer bancos, mas ostenta uma parede de mosaicos intrincados e um impressionante balanço brutalista que lembra os espinhos de um ouriço-do-mar. Dispõe de passageiros sem abrigo, ou, como outra em Karakol, Quirguistão, que é dominado por uma escultura de um pássaro gordo.



A jornada de Herwig, que abrangeu mais de 18.000 milhas através de países, incluindo a Arménia, a Geórgia, Estónia, Letónia e, começou em 2002, quando ele percebeu que o ônibus pára criativo em um passeio de bicicleta de Londres para São Petersburgo. Com seu interesse despertado, ele começou intencionalmente buscando mais, procurando blogs em busca de pistas, falando com os motoristas de ônibus, e até mesmo paisagens de roaming no Google Earth. Ele ainda conseguiu rastrear alguns dos artistas e arquitetos por trás dessas estruturas atraentes e falou com alguns, embora estas conversas, infelizmente, não estão incluídas no livro. Eles incluem entrevistas com Zurab Tsereteli, artista russo-georgiano que atualmente é presidente da Academia das Artes da Rússia, e Armen Sardarov, um arquiteto bielorrusso que projetou mais de 100 paradas de ônibus.


"Regime totalitário, sim, é ruim e assim por diante", disse Sardarov Herwig ", mas para todos que, brotou alguns brotos de uma cultura real. Agora [as paradas] são na sua maioria mortos pela cultura de massa, porque a cultura de massa é uma cultura comercial. "


Soviéticos paragens de autocarro é, portanto, tanto um esforço para imortalizar estes desaparecendo gradualmente jóias arquitetônicas, pois é um meio de mostrar as vozes criativas dos indivíduos que viviam na União Soviética.


"Na maioria das paragens de autocarro que encontrei muito variada [em relação] à forma que eles estavam em; mais, creio eu, foram removidas, especialmente perto de áreas urbanas ", disse Herwig Hyperallergic. "Alguns são mantidas. Vimos uma equipe de pintura na Bielorrússia retocar uma parada de ônibus este ano, mas também encontramos vários locais onde a criação Soviética foi demolido nos últimos três anos e substituído por um barraco de lata. "


Ele também tem visto evidência em muitas áreas de repintar ou pessoas que tentam recriar antigos murais nas paradas de ônibus. Em Belarus, as autoridades locais na década de 1980, na verdade, começou comissionamento artistas para retocar os murais nestas áreas de espera de idade, que fotógrafo Alexander Soldatova capturados em sua série Deve ser lindo. Como Herwig de, seu livro mostra as tentativas de artistas locais para introduzir algum irrisório a estruturas funcionais acessíveis e regularmente utilizados por todos, trazendo um toque inesperado de arte diretamente ao povo.





Tampa 'Bus Soviética Pára "por Christopher Herwig, com uma estação em Taraz, Cazaquistão



Uma paragem de autocarro em Saratak, Armenia




Uma paragem de autocarro em Vagharshapat (anteriormente conhecido oficialmente como Etchmiadzin), Armenia




Uma paragem de autocarro em Kootsi, Estônia




Uma paragem de autocarro em Pitsunda, na disputada região da Abcásia





Uma paragem de autocarro em Pitsunda, na disputada região da Abcásia



Uma paragem de autocarro em Charyn, Kazakhstan





Uma paragem de autocarro em Shymkent, Cazaquistão





Uma paragem de autocarro em Karakol, Quirguistão




Uma paragem de autocarro em Kaunas, Lituânia



Soviéticos paragens de autocarro de Christopher Herwig será lançado em 29 de setembro pela Editora Combustível





por  Claire Voon  em 23 de setembro, 2015, em Hiperallérgic