terça-feira, 22 de setembro de 2015

Pablo Picasso, Agora em 3 Dimensões






Vista da instalação de "Picasso Sculpture", no Museu de Arte Moderna com de Pablo Picasso "Sylvette" (1954) à esquerda e "Little Horse" (1961) à direita (todas as fotos do autor para Hyperallergic)


É difícil ficar animado para outra exposição Pablo Picasso. Ele é, afinal, o Steven Spielberg do modernismo europeu - chamativo, prolífico, proficiente em uma vasta gama de gêneros, e sobre-representados no mainstream cânone cultural. Mas Picasso Escultura, o Museu de Arte Moderna de (MoMA) primeira exposição desde o final dos anos 1960 dedicados ao pintor mestre e obras tridimensionais de collageist, é uma oportunidade para descobrir uma parte relativamente obscuro de sua prática.
Salvar um punhado de exceções, Picasso manteve suas esculturas para si mesmo até a década penúltimo de sua vida, e mesmo agora apenas alguns tipos de trabalhos são amplamente difundidos: a Cubist naturezas-mortas, os bustos de gesso de mulheres, as de bronze e madeira assemblages derivado seus encontros com a arte Africano. Estas obras figurar com destaque em Picasso Sculpture, mas assim como seus vasos de cerâmica incrivelmente finas e brincalhão do final dos anos 1940 e início dos anos 50, o sombrio bronzes ele fez vivendo II Guerra Mundial, em Paris, e os engraçado, lunático gesso e madeira esculturas de 30s meados dos. Enquanto grande parte da obra bidimensional de Picasso foi tornado estático pelo seu estatuto como história da arte seminal, muitas das esculturas neste show são agradavelmente surpreendente e inventivo.





Uma das Pablo Picasso do "copo de absinto" (1914) pintado esculturas de bronze, todos os seis dos quais estão incluídos em 'Picasso Sculpture ".


Cerca de 140 obras da exposição são organizados em ordem cronológica principalmente através de 10 quartos no quarto andar do MoMA. Cada galeria é dedicada às obras produzidas durante um ataque específico de produção escultórica. Ao contrário de sua saída bidimensional contínua, Picasso passou longos períodos sem fazer escultura e, em seguida, iria aplicar-se a trabalhar intensamente com um tipo de imagem, o estilo, ou material por alguns anos. Um quarto da "guerra Anos" galeria apresenta uma pequena apresentação de 24 fotografias Brassaï tomaram no estúdio de Picasso em 1932 e 1943, oferecendo uma sensação de como ele viveu com as obras espalhadas por todas as superfícies disponíveis.


Controversa - pelo menos para aqueles facilmente ofendido por design de exposições pouco ortodoxo - não existem rótulos de parede no show. Cada visitante deve armar-se com um livreto de 24 páginas que lista as estatísticas vitais para cada trabalho. Falando na imprensa de pré-visualização de quarta-feira, curador-chefe do MoMA eo co-curador ofPicasso Escultura, Ann Temkin, explicou que textos de parede convencionais teria sido impraticável e confuso, exigindo visitantes para zig-zag continuamente a partir dos casos pedestais e de exibição para as paredes da galeria e para trás, enquanto o livreto lhes permite obter e ficar nariz com nariz com as obras. E há uma abundância de pequenos pedaços intrincados que se beneficiam de uma inspeção rigorosa e sustentada.




Pablo Picasso, "Mulher com folhas" (1934) 




O que é mais surpreendente sobre esculturas de Picasso é a forma como, na sua maior parte, eles não parecem ter envelhecido. Todas essas colagens cubistas e azuis retratos de época pode ser parecido com relíquias do século passado, mas peças como a pequena figura de gesso "Mulher com folhas" de 1934 - cujo vestido foi feito pressionando papelão ondulado em gesso molhado e cujo rosto se assemelha a um ancestral de o robô amada Johnny 5from Short Circuit - ou o grupo de cinco, varinha-como esculturas de madeira pequenas de pé e mulheres sentadas de 1930 - evocativa da arte marginal, mas também Alberto Giacometti e muitas esculturas totêmicas ou em forma de agulha de Louise Bourgeois - se parecem com eles poderia ter sido feita no ano passado.


As salas dedicadas aos órgãos de trabalho realizadas entre 1933 e 1937 e entre 1945 e 1953 são especialmente ricos em tais obras aparentemente sem idade. Um grupo raramente visto, instalado em um caso de exibição no último quarto, é um conjunto de nove pequenas pedras, fragmentos de ossos e pedaços de cerâmica em que Picasso gravado rostos. Linhas e características As pequenas 'obras são muito afiados e elegante, mas a escolha não convencional, improvisação de médio e método resumem o que faz esculturas de Picasso tão interessante. Ele nunca foi formalmente treinados em tridimensional tomada de arte, como ele era na pintura, e mostra tanto a sua vontade de romper com a tradição e convenção, e sua tendência a mergulhar em práticas como a fundição em bronze, soldagem, e escultura como ele aprendeu para dominá-los. Isso resultou em algumas das obras maravilhosamente estranhas, engraçadas, e duradouras que tornam este espectáculo tanto a pena.




Vista da instalação de "Picasso Sculpture", no Museu de Arte Moderna com Pablo Picasso, "The Jester" (1905)




"Mulher assentada" de Pablo Picasso (1902) é o mais antigo trabalho em 'Picasso Sculpture.'



Pablo Picasso, "Still Life" (1914)




Vista da instalação de "Picasso Sculpture", no Museu de Arte Moderna com Pablo Picasso "Cabeça de Mulher" (1929-1930) na esquerda e "Woman in the Garden" (1929-1930) à direita




Vista da instalação de "Picasso Sculpture", no Museu de Arte Moderna





Vista da instalação de "Picasso Sculpture", no Museu de Arte Moderna com Pablo Picasso "Cabeça de uma mulher" (1931, cimento) na esquerda e "Cabeça de uma mulher" (1931, gesso) à direita




Vista da instalação de "Picasso Sculpture", no Museu de Arte Moderna com Pablo Picasso, "The Reaper" (C. 1934) na esquerda e "The Orator" (1933-1934) à direita




Pablo Picasso, "An Anatomy: Três mulheres" (1933)




Vista da instalação de "Picasso Sculpture", no Museu de Arte Moderna com "a cabeça morte" de Pablo Picasso (1941) à esquerda e "Homem com Cordeiro" (1943) à direita




Pablo Picasso, "Mulher no vestido longo" (1943)




Pablo Picasso, "Cat" (1941)





Vista da instalação de fotografias de Brassaï do estúdio de Pablo Picasso Paris em 1932 e 1943




Vista da instalação de pedrinha gravado de Pablo Picasso e obras de cerâmica em 'Picasso Sculpture ", no Museu de Arte Moderna (clique para ampliar)




Vista da instalação de "Picasso Sculpture", no Museu de Arte Moderna com "mulher grávida" de Pablo Picasso (1950) à esquerda e "mulher grávida" (1949) à direita





Vista da instalação de obras de cerâmica de Pablo Picasso a partir de 1945 e 1953 entre em 'Picasso Sculpture ", no Museu de Arte Moderna




Pablo Picasso, "inseto" (1951)




Pablo Picasso, "Little Owl" (1951-1952)




Pablo Picasso, "Mulher carregando uma criança" (1953)




Pablo Picasso, "crânio de cabra com Bottle" (1951)





Vista da instalação de "Picasso Sculpture", no Museu de Arte Moderna com Pablo Picasso "Mulher com um carrinho de bebê" (1950-1954) em primeiro plano




Detalhe de Pablo Picasso de "Baboon e Young" (1951)




Vista da instalação de "Picasso Sculpture", no Museu de Arte Moderna





Vista da instalação de "Picasso Sculpture", no Museu de Arte Moderna com Pablo Picasso "Mulher com os braços estendidos" (1961) à esquerda e mais recente trabalho da exposição, "Maquette para Richard J. Daley Sculpture Center" (1964), à direita


Picasso Sculpture abre 14 de setembro, no Museu de Arte Moderna (11 West 53rd Street, Midtown, Manhattan) e continua até 7 de fevereiro de 2015.


por  Benjamin Sutton  em 10 de setembro, 2015, em Hiperallérgic Revue