segunda-feira, 16 de abril de 2018

"As Sandulescas (cerâmica e pintura)".






Exposição a decorrer:


NICOLETA SANDULESCU e CATALINA SANDULESCU



IMPRESSÃO E IMPROVISAÇÃO.

IMPRESSÃO E IMPROVISAÇÃO.
Este conjunto de obras permitiu-me trabalhar, de modo físico e objetivo, o que vivo no plano da imaginação. Deste modo, apresentam-se formas que remetem a um universo onde coabitam a ambiguidade entre a identificação e a estranheza, entre o real e o fantasmagórico, num oscilar entre a impressão e a improvisação.

Este projeto plástico, parte de uma inquietação espiritual que contempla um confronto entre movimento, lugar, memória e cor. Não procuro, no contexto destas obras, olhar para a pintura apenas enquanto representação ou enquanto mimesis. Interessou-me o seu papel de veículo para a construção de situações ou espaços específicos, em relação directa e aberta com o observador, eventualmente convocando a totalidade dos sentidos, não apenas a visão.
Num explorar do recurso simultâneo e alternado a duas linguagens (abstrata e figurativa), surgem marcas inconstantes, aleatórias, diferenciadas, de uma gestualidade espontânea, muitas delas surgidas por acasos circunstanciais, formas, figurativas ou não, cujo sentimento perante a revelação começa por ser de estranheza. Marcas e formas que se agrupam e esbarram com um fundo imperturbável e fragmentado.
Sirvo-me principalmente de relações cromáticas e da distorção de espaços por meio da introdução de elementos que não poderiam ser naturais ou realistas que formam como que um túnel que impõe o olhar a tactear, numa visão háptica colorida. São essas “aventuras do nervo óptico”que pretendo na pintura, através da fragmentação exagerada de todo o espaço. Onde as cores contaminam-se e as formas relacionam-se entre si, uma espécie de nó na trama do simultâneo e do sucessivo.
Nicoleta Sandulescu
NO FUNDO DAS ÁGUAS

O impulso subjacente à este projeto decorre da predileção ao universo vegetal aquático. O mundo submarino, que se impõe pela extravagância mas ao mesmo tempo afinidade das formas e das cores, estimula uma ânsia de originar/materializar o espaço intangível que repousa nas profundezas marítimas.
Assim sendo, evidencia-se que a finalidade do presente estudo consiste primeiramente no propósito de conceber formas com base na impressão subsequente à vegetação aquosa, o impacto que essa exerce, e não uma mera representação ou "duplicação formal" das plantas. Outro aspecto catalizador foi, sem dúvida, o fascínio pelo magnetismo e a curiosidade que as questões da densidade e da condensação provocam.
Catalina Sandulescu


 
NO FUNDO DAS ÁGUAS
O impulso subjacente à este projeto decorre da predileção ao universo vegetal aquático. O mundo submarino, que se impõe pela extravagância mas ao mesmo tempo afinidade das formas e das cores, estimula uma ânsia de originar/materializar o espaço intangível que repousa nas profundezas marítimas.
Assim sendo, evidencia-se que a finalidade do presente estudo consiste primeiramente no propósito de conceber formas com base na impressão subsequente à vegetação aquosa, o impacto que essa exerce, e não uma mera representação ou "duplicação formal" das plantas. Outro aspecto catalizador foi, sem dúvida, o fascínio pelo magnetismo e a curiosidade que as questões da densidade e da condensação provocam.
Catalina Sandulescu






Reportagem fotográfica de António Pereira em Abril de 2018