terça-feira, 4 de agosto de 2015

Picasso e Guernica




Guernica é um painel pintado por Pablo Picasso em 1937 por ocasião da Exposição Internacional de Paris. Foi exposto no pavilhão da República Espanhola. Medindo 350 por 782 cm, esta tela pintada a óleo é normalmente tratada como representativa do bombardeio sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26 de abril de 1937 por aviões alemães, apoiando o ditador Francisco Franco. Atualmente está no Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, em Madrid na Espanha.



Composição


A pintura foi feita com o uso das cores preto e branco, algo que demonstrava o sentimento de repúdio do artista ao bombardeio da pequena cidade espanhola. Claramente em estilo cubista, Picasso retrata pessoas, animais e edifícios nascidos pelo intenso bombardeio da força aérea alemã (Luftwaffe). Já sob o controle de Adolf Hitler, aliado de Francisco Franco.


Morando em Paris, o artista soube dos fatos desumanos e brutais através de jornais, e daí supõe-se tenha saído a inspiração para a retratação monocromática do fato.


Sua composição retrata as figuras ao estilo dos frisos dos templos gregos, através de um enquadramento triangular delas. O posicionamento diagonal da cabeça feminina, olhando para a esquerda, remete o observador a dirigir também seu olhar da direita para a esquerda, até o lampião trazido ainda aceso sobre um braço decepado e, finalmente, à representação de uma bomba explodindo.


Esse quadro foi feito também com o objetivo de passar para os que vissem o que ele estava sentindo, um vazio por dentro de si, um conflito, uma guerra consigo mesmo, buscando resposta para sua vida amorosa. Toda vez que ele via o quadro, pensava consigo mesmo: será que o meu problema é maior que essa guerra?


Ou tem mais importância para os outros? Naquele momento ele conseguia esquecer.O que para nós demonstra uma grande preocupação por parte dele mesmo



Artigo de António Pereira